2.6.2020
No último final de semana aconteceu o primeiro desafio hackaton idealizado pelos professores e parceiros do curso de Design da UEM. Foi um evento totalmente virtual, em que a premissa do mesmo foi instigar os alunos, no momento da pandemia, a criar soluções de design e produtos relevantes para a adaptação das pessoas no mundo pós COVID-19 em apenas 44 horas.
A revelação, nesta segunda (1º), concedeu o primeiro lugar para a equipe Quarenteners, composta pelos alunos Marcos Vinícius Vieira da Silva (4º ano), Mariana Carolina da Silva (3º ano), Eloá Cristina Romeiro e Kamile Arika Costa Yoshimura, ambas do 1º ano, com seu produto D-Conf.
O produto idealizado em questão tem o nome de D-Conf, adesivos hidratantes para prevenir machucados nos rostos dos profissionais de saúde, causados por uso de equipamentos de proteção individual.
Em um empate técnico, encontram-se dois grupos: o Kinesis, (Beatriz Lopes Niquele (3º ano), Nícolas de Queiróz Azevedo (3º ano), Danyele Arissa Nakamura e Eduarda Satie Ikedo Takaki, ambas também do 1º ano do curso) com o produto New-Touch; e o Renewal (Guilherme dos Reis Veronez, Pietro Luigi Verona e Rafael Pio, recentes formandos de Design) que desenvolveram o Personal Protection.
O New-Touch trata-se de um objeto multiuso com reservatório para álcool e máscara, além de uma forma de evitar o toque em botões e maçanetas no dia-a-dia.
Personal Protection, uma máscara com regulagem no rosto e que permite leitura labial e maior conforto para o usuário.
A premiação virtual teve presença de docentes e de Milene Kazama, formada pela UEM e atual designer da Volkswagen. Os jurados foram: Alexandre Munhoz, fundador da Verifact; Artur Tessaro Leal, sócio-proprietário da Solúvel Design; Fabiano Burgo, docente do DDM/UEM; e Regina Acutu, cofundadora e CEO da Verifact. Segundo os mesmos, “o alto nível dos trabalhos demonstra o comprometimento dos alunos com os problemas do mundo pós-covid-19".
Os alunos participantes frisaram, em seus discursos finais, a importância de eventos como esse no momento atual, tanto para continuar exercendo as capacidades de projeto dos docentes quanto para desenvolver o entendimento da importância do design na resoluções de problemas abrangentes. Além de servir como primeiro contato dos calouros ao processo criativo antes das aulas se iniciarem para eles.
Mais informações podem ser encontradas no ASC:
http://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24600:ddm-realiza-premiacao-virtual-do-1-desafio-design-uem&catid=986:pgina-central&Itemid=210