9.12.2015
O curso de Design da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, está encerrando o ano com saldo positivo no que concerne à participação em eventos, consolidando, desse modo, o tripé que envolve o Ensino, Pesquisa e Extensão. E, dessa vez, quem deu sua parcela de contribuição foi a acadêmica do terceiro ano, Brenda Maria Saes Palma. Ela apresentou artigo e recebeu menção honrosa durante o II Simpósio Interdesigners 2015, evento realizado na Unesp - Bauru. Seu trabalho foi classificado entre os 05 melhores do evento, ultrapassando inclusive textos de alunos que estão na pós-graduação.
Brenda Maria recebeu menção honrosa durante o II Simpósio Interdesigners.
“É um evento paralelo ao Inter que tem todo ano e foi o segundo ano de sua realização, como forma de incentivar a pesquisa científica dos alunos, e mais do que isso, de aproximar o aluno da proposta de um dia se tornar professor”, conta Brenda. Segundo a universitária esse é também um estímulo para que após a graduação os estudos avancem.
Evento congrega novatos e doutores
Brenda é bolsista, pelo segundo ano, do Pibic - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Sua primeira pesquisa abordou o mobiliário litúrgico de todas as paróquias de Cianorte e agora o foco é em torno das capelas. É orientada e co-orientada, respectivamente, pelos professores Bruno Montanari Razza, Anelise Guadagnin Dalberto e Marcelo Forcato.
A universitária é realista e diz que conhece colegas do Curso que tentaram entrar no campo da Pesquisa, mas que não gostaram. Mas por outro lado, se mostra bastante otimista com a outra parcela que descobriu um universo a ser desbravado, além de um enriquecimento pessoal que salta as paredes da sala de aula. “Nos que gostaram eu vejo um grande avanço em ler mais, escrever mais, em se esforçar mais na Universidade e em se preocupar em sempre fazer direito o que é proposto nas aulas, assim como deve ser feito na Pesquisa”, observa.
“É uma atividade que exige muito do que você é. Tira seu sono, suas noites, te dá gastrite (que foi meu caso), mas em compensação, te dá o aprendizado, e isso ninguém tira de você”, ressalta a acadêmica.
Brenda conta que antes de conhecer esse outro universo ela não planejava em fazer mestrado ou doutorado. Mas o destaque que seu trabalho obteve no Simpósio e o incentivo dos professores, pelo visto, já mudou sua rota. “Antes eu não pensava em fazer mestrado e hoje é diferente. E mudou com a Pesquisa. Inclusive com a menção honrosa, porque um dos professores da Unesp que viu meu trabalho, disse que daria para pensar em um Mestrado. Daí fiquei doida!”, fala com empolgação a universitária.
Ensino, Pesquisa, Extensão e diversão!
PARA SABER MAIS
“O mobiliário litúrgico em Igrejas Católicas Romanas exerce papel fundamental na liturgia católica durante a celebração dos rituais litúrgicos e, portanto, precisam atender a determinados critérios construtivos para exercer adequadamente sua função prática e simbólica. Esta pesquisa teve por objetivo identificar a aplicação dos requisitos construtivos e simbólicos do mobiliário litúrgico, um assunto ainda escasso na literatura, por meio de um estudo de caso no Santuário Diocesano, Paróquia N.S de Fátima, e na Paróquia Santa Rita de Cássia, localizados na Cianorte - PR. Os resultados indicaram inadequações formais nos mobiliários avaliados.”