15.10.2015
André Makoski tem 18 anos e saiu de Goioerê, no interior do Paraná, para cursar o primeiro ano do curso de Design da UEM, em Cianorte. “Escolhi o curso de Design porque desde pequeno adorava criar ou inventar coisas que tinham alguma funcionalidade ou que servissem de decoração”, conta o universitário. André tem ainda uma grande afinidade com o mundo da música e no final de 2014 fez um ‘pé de meia’ justamente por conta de seu gosto musical.
Há um bom tempo André adquiriu o hábito de criar uma playlist no YouTube com cerca de 50 a 60 clipes de músicas pop para uso pessoal. “Montei minha playlist e após um mês e pouco depois fui ver que a playlist estava ganhando muitas vizualizações e não parava. Quando chegou a 1 milhão de visualizações eu fiquei surpreso”, relembra. De um milhão a playlist saltou para 2 milhões, 3 milhões. “Eu parei de acompanhar as visualizações e quando retornei ela estava com 48 views. Cerca de 5 meses depois da criação, apareceu uma empresa querendo comprar minhas playlist, fizeram várias propostas e recusei todas”, conta André.
André vendeu a playlist para focar nos estudos.
Segundo o acadêmico, ele recusou pois iria usar a plataforma para divulgar um canal e ganhar dinheiro. “Porém percebi que com a faculdade não teria tempo, então retomei o contato com a agência e eles estavam dispostos a pagar dois mil dólares. Mas meu canal estava com dois aviso então ofertaram 1.800 dólares, e aceitei. O banco pegou 100 dólares na transferência e recebi 1.700 dólares, na época cerca de 5 mil reais.
Hoje, dez meses após a criação a playslist de André está prestes a completar 190 milhões de visualizações. André não sabe definir exatamente a que se deve tal sucesso. “O sucesso, veio sem eu esperar, criei algo para mim é que se tornou de agrado de muita gente”.
Com arame, argila, um pote, pisca-pisca de LED, flores de acrílico e fita isolante André fez uma luminária.